Açaí da amazônia. Uma dica de alimentação saudável.

Açaí, o fruto da Amazônia.
Açaí
Assistindo a deliciosa programação da TVE acompanhei uma reportagem sobre o fruto açaí e sua colheita em Itanquã no Pará. Trata-se de um típico fruto da Amazônia, que se espalhou por toda a região, chegando ao Maranhão, Guiana e à Venezuela.
Fiquei encantado com a praticidade dos indígenas no subir, e se deslocar no ar, de uma palmeira para outra, carregadas do frutinho parecido com a jabuticaba e rico em cálcio e ferro. Segundo a matéria da TVE, depois de arrancado o fruto, que dá o ano inteiro, eles precisam ser consumidos ou processados em até 3 dias quando inicia-se a secagem.
Dos frutos brasileiros, o açaí, é o que mais cresceu em consumo nos últimos anos, pelo seu valor nutritivo, energético e vitamínico, tornando-se o alimento favorito dos atletas - como relata o maratonista Carlos Sposito, em seu blog, diante de sua dieta balanceada feita pela nutricionista Dra. Roberta Ogata, para a Marathon dês Sables, no Deserto do Sahara.
O fruto açaí
Consumido inicialmente nas praias, rapidamente o açaí, conhecido pelos indígenas como "içá-çai", a fruta que chora - teve aceitação nas academias e lanchonetes espalhadas por todo o país. Jovens e adultos o degustam associado a sucos, leite e cereais por ser uma alimentação natural e saudável.
Apesar de rico em ferro, o nosso organismo pouco o absorve pela sua insolubilidade, mas com o seu grande poder antioxidante, próprio da vitamina E, o uso do açaí proporciona a liberação dos radicais livres, facilitando a circulação sanguínea. O açaí, esse fruto saboroso da Amazônia, ainda tem grande quantidade de fibras, proteínas, potássio, cálcio e vitamina B1.
Açaí do Pará
De cor violeta e gosto amargo "de terra", a polpa da fruta congelada, batida no liquidificador com xarope de guaraná vira sorvete energético servido na tigela de 500 ml, acompanhado de granola e frutas. Mas os moradores de Belém do Pará o degustam também com farinha de mandioca e açúcar – até parecem os baianos que tudo comem com farinha!
E, só lembrando..., mesmo com toda a força do açaí, não deixe de usar a camisinha na hora “h” e se for dirigir não associe álcool ao energético! Toda força e todo sabor de presente! Segue o vídeo da música "Sabor Assaí", cantada pelo Nilson Chaves.



Fonte: TVE, Bing, Google, Blog do Carlos Sposito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário