Estudo científico publicado em 15/03/2010.
A Lectina BanLec, proteína encontrada na banana é tão poderosa quanto duas das drogas mais usadas no combate ao vírus da Aids, concluíram cientistas e pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Michigan, em estudo publicado no Journal of Biological Chemistry de março/2010.
Daqui a alguns anos será possível usar um microbicida à base da proteína lectina BanLec, em forma de gel ou creme, nos órgãos sexuais masculino e feminino, para evitar à disseminação do vírus da Aids no ato sexual. A proteína Lectina BanLec é um inibidor natural do HIV que bloqueia a ação do vírus da Aids antes dele se fixar às células sanguíneas.
Lectinas como a BanLec são cada vez mais estudadas por cientistas e pesquisadores porque elas se ligam a carboidratos, identificam vírus invasores e anulam a sua ação, evitando a propagação de infecções no organismo humano.
Pela sua forma de ação, a proteína BanLec oferece uma proteção ainda mais ampla que os atuais medicamentos utilizados no tratamento da Aids, porque o vírus HIV é coberto por uma camada rica de carboidratos que a BanLec já gosta de encontrar e se envolver. Ainda tem o fato de o tratamento ficar bem mais barato com a BanLec do que com os atuais coquetéis anti-Aids.
“O problema com algumas das drogas anti-HIV é que o vírus pode sofrer mutações e tornar-se resistente, mas isso é muito mais difícil na presença das lectinas. Elas podem se ligar aos carboidratos presentes em diversas partes da cobertura do HIV, e isso presumivelmente exigirá múltiplas mutações para que o vírus consiga livrar-se delas”, disparou Dr. Michael Swanson, um dos autores do trabalho.
“O HIV ainda é rampante nos Estados Unidos e a explosão em países pobres continua a ser um problema sério por causa do tremendo sofrimento humano e do custo para tratar os pacientes”, declarou Dr. David Marvovitz, outro cientista e autor da pesquisa.
Assista a reportagem da Record sobre a proteína da banana que combate a Aids.
Leia mais sobre a banana. A banana é muito rica em minerais e ferro, e já é usada contra a anemia, em grávidas e crianças. Contém magnésio, que também combate alergias – inclusive a febre do feno. Conforme pesquisadores alemães, o consumo diário de três bananas médias fornece cerca de 180 mg de magnésio.
Mas o forte da banana é o potássio, um mineral encontrado em grande quantidade, necessário para contração muscular, porque evita fadiga, cãibras e alterações nos batimentos cardíacos. A banana é o alimento ideal para os desportistas que estão sujeitos a grandes desgastes por esforço físico.
Pessoas com diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e diurese provocada por regime de emagrecimento, devem consumir banana para repor a perda natural de potássio no organismo.
A banana tem o poder de alcalinizar o sangue no caso da acidez no estômago, facilitando a digestão. Por ser rica em cálcio fortalece dentes, ossos e as células do nosso corpo. A banana ainda estimula os rins na depuração de elementos tóxicos e contribui no tratamento de infecção do fígado. A banana também é usada para combater a diarréia infantil.
Aplausos para a banana, a rainha das frutas, a toda poderosa! “Banana tem proteína, engorda e faz crescer”, já dizia a marchinha de carnaval. Assista Maria Alcina, cantando “Yes nós temos banana”, a segunda música do vídeo exibido no Fantástico de 1978, no túnel do tempo. Imperdível e antológico como a banana em nossa alimentação.
Acompanhe com a letra da música “Yes, Nós temos Bananas” a marchinhas de Carnaval de Braguinha-Alberto Ribeiro.
"Yes, nós temos bananas / Bananas pra dar e vender / Banana menina tem vitamina / Banana engorda e faz crescer.
Vai para a França o café, pois é / Para o Japão o algodão, pois não / Pro mundo inteiro, homem ou mulher / Bananas para quem quiser.
Mate para o Paraguai / Ouro do bolso da gente não sai / Somos da crise, se ela vier / Bananas para quem quiser".
Fonte: EPTV.COM, Saúde Sapo, Dieta & Nutrição, Google, Bing, R7, Yahoo Respostas, Terra, YouTube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário