Amaranto, feijão de excelentes resultados nutricionais.
O amaranto, o feijão dos Andes desde os povos incas, é um grão original da América pré-colombiana que começou a ser estudado em várias partes do mundo a partir dos anos 60. Plantado recentemente no cerrado brasileiro sob o forte sol, o amaranto se adaptou muito bem, mantendo as suas propriedades nutritivas. Estudos científicos recentes comprovaram a sua importante contribuição na redução dos níveis de colesterol do sangue.
A digestão de sua proteína inibe a enzima que acumula colesterol. Essa conclusão vem dos testes feitos com pacientes do InCor – Instituto do Coração de São Paulo, numa ação conjunta com pesquisadores do Laboratório de Bioquímica e Propriedades Funcionais dos Alimentos da USP.
O amaranto também conhecido como um pseudocereal é rico em proteínas de alto valor biológico, cálcio biodisponível, zinco e fósforo. Não contém glúten e é uma excelente fonte de fibras.
A espécie que melhor se adaptou ao cerrado brasileiro foi o amaranthus cruentus. O arbusto chega a 2 metros de altura, com folhas grandes e flores, tufos parecidos com espigas de milho onde estão às ricas sementes usadas na culinária, que reduzem os níveis de colesterol do sangue.
Uma dica de alimentação: a folha do amaranto também pode ser consumida cozida substituindo a couve. Para fazer a farinha de amaranto é preciso extrair das sementes o óleo que pode ser reaproveitado em frituras.
A semente do amaranto aquecida, estoura como pipoca, que moída e triturada se transforma em farinha de amaranto para ser usada em barras de cereais, pães, saladas, bolachas e biscoitos. Também foi comprovada a eficiência do amaranto no emagrecimento de forma saudável.
"Mil sementes de amaranto pesam em torno de 1g. Então, se uma planta produzir 30g, são 30 mil sementes", ressalta o agrônomo José Carlos Spehar, da UnB - Universidade de Brasília.
José Carlos Sphear, o precursor da pesquisa do amaranto no Brasil, afirma que o pequenino grão de amaranto possui duas vezes mais proteínas que o trigo comum. De suas pesquisas com a planta andina veio a iniciativa do plantio no ensolarado cerrado brasileiro, onde a planta bem adaptada cresceu mais rápido que a soja. A maior produção de amaranto no Brasil sai da fazenda de Sebastião Conrado de Andrade.
Uma grande qualidade do amaranto é ser quase sem gosto, não interferindo no sabor dos alimentos em que é adicionado.
Vai mais uma dica: para ver receitas de amaranto, clique neste link do G1 e leia o artigo “Veja como preparar receitas com grãos”. Clicando em cima da imagem da caixa de Amaranto em Flocos você vai para o site do Sojito, com informações de como adquirir o produto no atacado.
Clicando no banner ao lado ou neste novo link você chega no site do Laboratório de Bioquímica e Propriedades Funcionais dos Alimentos da USP com informações de onde encontrar o amaranto em Brasília-DF com telefone de contato. Dica: para encontrar amaranto: vá as casas de produtos naturais, o amaranto já vem sendo consumido pelos naturalistas há algum tempo. Leia também: "Cereal amaranto é o alimento da vez".
Onde comprar amaranto:
No "Mundo Verde" loja de produtos naturais com filiais na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, no Brasil e em sua loja de Portugal. O Mundo Verde vende o amaranto há algum tempo.
Assista ao vídeo: Biscoito de amaranto é receita para perder peso.
Fontes: G1, Sojito, YouTube, Google e News Med.
Nenhum comentário:
Postar um comentário