"A vida é como uma sala de espetáculos: entra-se, vê-se e sai-se."
Pitágoras estudou a Vida e o Universo nos templos egípcios e na Mesopotâmia retornando a Europa após 40 anos para abrir a sua escola iniciática, a "primeira Universidade do mundo" - uma sociedade secreta, religiosa e intelectual chamada de "Fraternidade Pitagórica”, onde filosofou e ensinou matemática, música e astronomia. Nada escrito, tudo dito.
Seus alunos faziam testes físicos e psicológicos além do voto de silêncio de 5 anos. Foi contemporâneo de Buda, Confúcio, Lao-Tse, Zoroastro, Tales, Anaximandro e protegido do faraó Amasis. Seus sucessores: Sócrates, Euclides, Arquimedes, Platão, Tales, Filolau, Jâmblico...
É o primeiro filósofo = amigo da sabedoria. Antes dele os pensadores chamavam-se sages = aqueles que sabem. Foi ele quem entendeu a representatividade dos números.
Observando os dias e as noites, as estações do ano e o movimento circular das estrelas, concluiu que os astros se movimentam no espaço conforme a lei de harmonia universal sujeitos no tempo. Também entendeu que o Homem é um Universo em escala reduzida.
O macrocosmo e o microcosmo.
"A evolução é a lei da vida, o número é a lei do universo, a unidade é a lei de Deus".
Descobrindo as razões matemáticas por trás dos sons percebeu a série harmônica: o intervalo de uma oitava referente a uma relação de frequência de 2:1, uma quinta em 3:2, uma quarta em 4:3, e um tom em 9:8. Os pitagóricos determinaram matematicamente a entonação de todo um sistema musical e a música tornou-se uma natural extensão da matemática.
A palavra Matemática vem do grego mathematike e surgiu com Pitágoras, que foi o primeiro a concebê-la como um sistema de pensamento com provas dedutivas. Foi ele quem classificou os números de pares, ímpares, primos e faturáveis, e criou um modelo de definições e teoremas geométricos. Pitágoras encontrou o primeiro número irracional, a raiz quadrada de 2, na prova do seu teorema mais famoso que diz respeito aos lados de um triângulo eqüilátero: a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. (a² + b² = c²). Dizem que se não houvesse o "Teorema de Pitágoras" não haveria geometria.
"1 = DEUS, 2 = MATÉRIA. 3 x 4 = 12 = UNIVERSO".
"São 3 mundos = corpo, alma e espírito e 4 princípios = terra, água, fogo e ar. Multiplicados formam as 12 esferas concêntricas que compõem o Universo, como são 12 os signos do zodíaco."
Pitágoras era adepto de rituais de purificação e acreditava na reencarnação, pregava a lealdade e o comunismo. Cobrava disciplina e obediência hierárquica e não comia carne nem bebia vinho. Acreditava na purificação da mente pelo estudo de geometria, aritmética, música e astronomia.
"Não é livre quem não obteve domínio sobre si."
"Educai as crianças e não será preciso punir os homens."
"Pensem o que quiserem de ti; faz aquilo que te parece justo."
"O que fala semeia; o que escuta recolhe.'
"Ajuda teus semelhantes a levantar a carga, mas não a carregues."
"Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem."
"A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus."
Os textos entre áspas são frases do mestre e filósofo Pitágoras. Fontes: Exatas e Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário