Descoberto novos efeitos da vitamina D.
Como todo artigo da área médica publicado aqui no blog, vai o aviso: faça exames periódicos e consulte sempre um médico antes de se automedicar. O uso em excesso da vitamina D provoca vômito, enjôo e deixa a mente pertubada.
O estudo que descobriu os novos efeitos da vitamina D foi realizado por cientistas, nos Estados Unidos, através do acompanhamento de 30 mil pessoas, durante um ano. Assista a reportagem do Jornal Nacional de 15/03/2010, sobre a vitamina D.
Os cientistas americanos observaram que o aumento da vitamina D no organismo facilitou o controle da hipertensão arterial, diminuiu a probabilidade de infarto e de insuficiência cardíaca. Em pesquisas anteriores, outros cientistas já haviam sinalizado que a ausência da supervitamina eleva os riscos de diabetes, câncer, esclerose múltipla e tuberculose.
Mas onde encontramos a vitamina D no nosso dia-a-dia? A vitamina D está presente nos cereais, leite, ovos e peixes. Mas o nosso próprio organismo produz vitamina D quando tomamos sol. Agora, ficar fritando no sol escaldante atrás de produzir vitamina D é muito arriscado. Sem um filtro solar adequado a excessiva exposição ao sol pode provocar até um câncer de pele. Se ligue.
“São estudos recentes, com resultados promissores, mas nós ainda não podemos dizer com certeza que é uma pílula mágica”, sinaliza a doutora Nicea Goldberg da Universidade de Nova York, que recomenda aos pacientes com deficiência da vitamina D, o consumo de suplementos que podem ser encontrados nas farmácias ou nos alimentos, mas sempre com acompanhamento médico.
Somente através de exames de sangue é que comprovamos os níveis da vitamina D em nosso organismo. Volto a lembrar: vitamina D em excesso causa enjôo, confusão mental e vômito. Com saúde não se brinca.
Fonte: G1, com informações do Jornal Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário