A importância dos carboidratos no controle do peso.

O Jornal Hoje apresentou dicas de nutricionistas, de como comer massas, batatas, pães e bolos de forma saudável para evitar as gordurinhas, e comentou também sobre os cuidados que devemos ter com a nossa saúde.
O carboidrato está no arroz, na batata, na massa e até em algumas frutas ricas em energia. A combinação dos alimentos e o horário de ingeri-los são o “x” da questão. O carboidrato é que dá energia ao corpo da gente - é a única fonte de energia do nosso coração e do nosso cérebro, logo não tem como deixar de consumi-lo. Ao entrar em nosso organismo, o carboidrato vira glicose no sangue e depois: energia. Se não for utilizado é que vira gordura.
Atenção para a reeducação alimentar. Pão – escolha o que tem vários tipos de farinhas e farinhas integrais, para ser absorvido lentamente, em razão das fibras.

No almoço não misture aleatoriamente os alimentos, ajude o seu organismo. Veja as opções de mistura: arroz e feijão ou batata e feijão ou macarrão e feijão. Nada de ficar fazendo massa de cimento, misturando tudo, pra jogar a 'gororoba' pra dentro - quem vai sofrer depois é você mesmo. E não misture arroz, feijão, batata e farofa. Cuide bem da sua alimentação para não aumentar de peso.
Acostume-se a comer saladas de tomate, palmito, alface, espinafre e beterraba que contém menos carboidrato.
Quanto as frutas, quanto mais doce, mais carboidrato. Reeduque a sua alimentação e coma de 3 a 5 frutas diferentes por dia.
Pela noite evite comer carboidratos e dormir em seguida, isso engorda, é o que faz os pneuzinhos. Durante o sono a gente queima menos calorias, se ligue!

Veja a receita da nutricionista Luciana Drumond:
Café da manhã – hora de comer mais carboidratos.
1 pão francês ou 2 pães pequenos, equivalente a 50 gramas. Pode substituir por 2 fatias de integral ou 2 biscoitos recheados ou 1 pão de forma ou 6 biscoitos de água e sal ou 1 pão sírio médio ou 1 fatia fininha de bolo. Muitas opções, não?
Almoço
Legumes e verduras sempre. 2 colheres de arroz ou 2 colheres de macarrão para 1 concha média de feijão. Pode comer farofa, substituindo uma das colheres de arroz ou de macarrão pela farofa.
Ginástica
Para perder peso, coma 1 fruta bem doce ou 1 iogurte antes da atividade física, e depois coma pão. Para ganhar massa muscular inverta a operação: coma 40 minutos antes da ginástica o pão e depois coma a fruta ou o iogurte ou um suco ou mesmo uma vitamina.
Noite
Acostume-se a fazer refeições mais leves. Pode até comer duas colheres de macarrão, se associada às verduras, legumes ou frutas. De noite pão, só se for os integrais. Se não for assim, prepare-se para elogiar seus pneuzinhos.
Atenção que a gente não pode cortar o carboidrato da alimentação, nosso cérebro e nosso coração precisam dele. Caso contrário olha o terrorismo ai: o organismo sem carboidrato vai buscar a glicose para transformá-la em energia em outros nutrientes e até mesmo na sua massa magra, provocando: queda de cabelo, unhas quebradiças e pele opaca. Em casos mais extremos pode aparecer uma gastrite, anemia e até úlcera.
Assista a reportagem do Jornal Hoje publicada no G1 e confira as dicas dos nutricionistas.
Fonte: G1, Viviane Possato, Jornal Hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário